Atendimento ao cliente: 11 2147 3000

Preencha seu e-mail e saiba das últimas novidades da Ragtech em primeira mão:

Dia da Internet Segura: como saber se um site é confiável?

Dia da Internet Segura: como saber se um site é confiável?
12/02/2019 souto

Hoje é o Dia da Internet Segura, um dia muito importante para falar sobre boas práticas no mundo online! Afinal, é nesse lugar que a gente faz cada vez mais atividades: trabalha, conversa, compra, se diverte e aprende. E por falar em aprender, como saber se um site é confiável? Confira 4 dicas que vão te ajudar fazer essa verificação a estar seguro na internet:

Observe o Https

Https significa “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro” e é atualmente a forma mais segura de realizar a troca de dados entre redes na internet. Para identificar se o site em que você está o utiliza, é só procurar pela siga no início da barra de endereço. Ali você também verá o ícone de um cadeado e clicando sobre ele serão exibidas as informações de segurança serão exibidas.

É importante ressaltar que a presença do https não garante 100% a segurança do site, mas é um bom indicador.

Verifique a URL

Essa é uma dica básica, mas a rotina faz com que a gente subestime sua importância: sempre verifique o endereço em que você está clicando, para garantir que ele seja mesmo o que você tem a intenção de entrar, procurando por caracteres trocados (por exemplo, muitos sites fraudulentos trocam o por 0). Caso esteja clicando em um link, deixe o cursor do mouse parado sobre ele e verifique no canto inferior esquerdo o endereço para o qual ele leva.

Verifique a lista do Procon

O Procon tem uma lista de sites suspeitos, que foram procurados para das explicações sobre suas atividades e não responderam. Você pode verificar se o site que você pretende entrar está entre eles clicando aqui.

Verifique as redes sociais

Praticamente toda empresa ou organização está nas redes sociais. Antes de fazer compras ou passar informações, verifique os perfis em sites como Facebook ou Instagram, procurando por comentários negativos ou outros indícios de fraude

Sempre, antes de preencher um cadastro, passar suas informações e fazer uma compra faça um check list desses quatro itens. Assim você já reduz bastante os riscos de cair em golpes e fraudes online!