Atendimento ao cliente: 11 2147 3000

Preencha seu e-mail e saiba das últimas novidades da Ragtech em primeira mão:

Bem vindo ao painel de dúvidas frequentes

Aqui respondemos algumas das principais questões abordadas em nosso SAC

Caso sua dúvida não tenha sido suprida, clique aqui para enviar um e-mail ao SAC.

estabilizador

  • Posso deixar meu estabilizador ou meu nobreak ligado 24 horas por dia?

    Sim, os produtos Ragtech são dimensionados para trabalhar em regime contínuo, 24 horas por dia.

  • Qual a potência que um nobreak ou estabilizador devem ter para que exista uma “folga” para futuras expansões?

    Recomendamos deixar uma margem de 20% da potência suportada pelo estabilizador ou nobreak para futuras expansões.

  • Por que tenho várias tomadas na saída do nobreak ou do estabilizador?

    Para permitir que o usuário conecte diversos equipamentos, desde que a potência total não ultrapasse a potência máxima do nobreak ou estabilizador. A maioria dos equipamentos da Ragtech possuem ainda a guia de cabos que permitem organizar os cabos de saída, não permitindo que os cabos se soltem acidentalmente.

  • Posso ligar um estabilizador à saída do nobreak?

    Não é recomendável ligar um estabilizador na saída de um nobreak Line Interactive pois o mesmo já possui estabilizador interno, e as correções de um estabilizador podem gerar distúrbios detectáveis pelo outro estabilizador que por sua vez poderá também atuar, gerando instabilidade no sistema.

  • O que é sobrecarga?

    A sinalização de Sobrecarga ocorre quando os equipamentos conectados consomem uma potência maior do que o suportado pelo estabilizador / nobreak. Neste caso, é necessário desconectar alguns equipamentos.

  • Como sei qual tensão tenho na tomada da rede elétrica?

    É necessário medir a tensão na tomada com um voltímetro. Em caso de dúvidas, consultar um eletricista. Para medir a tensão de saída de um nobreak com forma de onda do inversor Senoidal por Aproximação (PWM) utilize somente voltímetros TRUE-RMS.

  • Por que não devo extrair o pino terra do nobreak ou estabilizador?

    Extrair o pino terra do plugue irá inutilizar os filtros de proteção e colocar em risco o usuário e os equipamentos conectados, além de acarretar perda de garantia.

  • Devo utilizar uma tomada com aterramento?

    Sim, o aterramento na instalação elétrica é essencial para o funcionamento dos filtros contra ruídos e também para a proteção do usuário contra choques elétricos.

  • Qual a diferença entre nobreak e estabilizador?

    O estabilizador tem como função corrigir as oscilações de tensão da rede elétrica garantindo que as cargas conectadas operem com segurança e confiabilidade. O nobreak, além de corrigir as oscilações na rede, também alimenta as cargas quando há ausência de energia na rede elétrica, utilizando baterias para manter o sistema em operação.

nobreak

  • Como configurar e-mail para sinalizar alerta shutdown?

    No Configurador Supervise, escolha a opção Cliente de Shutdown, Mensagens de Alerta, Alerta por e-mail. Nesta janela, é possível configurar a frequência de envio de e-mails, o servidor que será utilizado e os destinatários da mensagem.

  • O software de gerenciamento é compatível com Sistema Windows 64 bits?

    Sim, todos os nobreaks possuem versão do software Supervise Personal compatível com sistemas Windows 64 bits.

  • Qual o software que devo baixar para meu nobreak?

    Na seção “Downloads” do site da Ragtech, há uma lista com os links para download do software. Basta selecionar o arquivo adequado conforme o modelo do seu nobreak.

  • Eu tenho gerador, posso ligar um nobreak? Qual seria o tipo mais indicado?

    Sim, o nobreak pode ser conectado à um gerador, desde que o gerador possua frequência e distorção harmônica adequadas para o funcionamento do nobreak. Os nobreaks da linha Senium são especialmente projetados para trabalhar com grupos geradores.

  • Qual a diferença entre o nobreak de onda senoidal por aproximação e onda senoidal pura?

    Os nobreaks de onda senoidal por aproximação (PWM), quando estão em Modo Bateria, geram uma forma de onda trapezoidal que atende as fontes de alimentação dos microcomputadores e equipamentos eletroeletrônicos.

    Os nobreaks de onda senoidal pura geram uma forma de onda perfeitamente senoidal, idêntica à rede elétrica. Esta forma de onda, além de atender as fontes de equipamentos eletroeletrônicos (inclusive fontes com PFC) também atende à pequenos motores, impressoras laser, circuitos sensíveis à forma de onda ou fortemente indutivos.

  • Por que só posso ligar motores e impressoras a laser em nobreaks senoidais puros? (desde que respeitadas as potências)

    Porque os motores e algumas impressoras laser não são compatíveis com o formato de onda senoidal por aproximação (PWM).

  • Na ausência de energia elétrica, minha impressora desliga se inoperante por período maior que um minuto, o que faço?

    O nobreak possui um recurso chamado Battery Save, que desliga as saídas quando há ausência de energia elétrica e o consumo dos equipamentos alimentados pelo nobreak está abaixo de um determinado valor. Consulte o manual do produto para maiores informações. Em caso de dúvidas, consultar o suporte da Ragtech.

  • Meu nobreak fica emitindo bips e piscando os leds, porém meu computador não funciona, o que faço?

    Verificar no manual do produto qual é a sinalização de Falha apresentada pelo nobreak. Em caso de dúvidas, consultar o suporte da Ragtech.

  • Qual bateria externa posso colocar no meu nobreak e como faço a instalação.

    Acima do engate rápido haverá uma indicação informando a tensão e a capacidade máxima de carga do módulo de baterias. As baterias poderão ser do tipo selada, estacionária ou automotiva. No caso destas duas últimas nunca instale o módulo de bateria externa desnivelado ou virado, pois vazará solução ácida pela válvula de alívio interna da bateria. Use somente módulos de bateria(s) originais Ragtech.

    Para efetuar a instalação, basta plugar o conector de engate rápido do módulo de baterias no conector localizado no painel traseiro do nobreak.

  • Meu nobreak entra aleatoriamente em modo bateria.

    Se o nobreak entra em Modo Bateria por um ou dois segundos e depois retorna ao Modo Rede, o nobreak está protegendo os equipamentos contra oscilações e micro cortes que ocorrem na rede elétrica.

    Verifique também se não há mau contato entre o plugue do nobreak e a tomada da rede elétrica.

  • O tempo de autonomia do meu nobreak é pequeno, o que está acontecendo?

    Pode haver uma quantidade muito grande de equipamentos alimentados pelo nobreak ou as baterias podem estar próximas do final da sua vida útil.

  • Posso deixar meu estabilizador ou meu nobreak ligado 24 horas por dia?

    Sim, os produtos Ragtech são dimensionados para trabalhar em regime contínuo, 24 horas por dia.

  • Qual a potência que um nobreak ou estabilizador devem ter para que exista uma “folga” para futuras expansões?

    Recomendamos deixar uma margem de 20% da potência suportada pelo estabilizador ou nobreak para futuras expansões.

  • Quando o meu nobreak desliga após terminar o tempo de autonomia, quanto tempo precisa para recarregá-lo novamente?

    O tempo de recarga pode variar em função das baterias internas e dos possíveis módulos conectados, assim como em função do envelhecimento das baterias e da “profundidade” da descarga, que é determinada pela carga aplicada ao nobreak. Em geral o tempo máximo de recarga das baterias internas é de aproximadamente 12 horas.

  • Devo deixar meu nobreak recarregando durante 24 horas antes da primeira utilização?

    Sim. Isso é necessário para que o usuário obtenha a maior autonomia possível.

  • Para carregar a bateria do nobreak é preciso deixá-lo ligado?

    Isso varia conforme o nobreak. Nos nobreaks da família Easy Pro é necessário deixá-los ligados para que eles recarreguem a(s) bateria(s). Nos demais nobreaks Ragtech não é necessário deixar o nobreak ligado para recarregar a(s) baterias(s), basta deixar o nobreak conectado a uma rede elétrica adequada ao nobreak.

  • Deixar o nobreak desconectado da rede elétrica por longos períodos pode danificá-lo?

    Sim, deixar o nobreak desconectado da rede elétrica por longos períodos pode sulfatar as baterias. Para evitar isso deixe o nobreak recarregando a(s) bateria(s) por 24 horas antes de ser estocado ou guardado e a cada 3 meses realize uma descarga da(s) bateria(s) (com o nobreak em Modo Bateria) e depois conecte novamente o nobreak à rede elétrica por mais 24 horas para recarga da(s) bateria(s).

  • Há problema em consumir toda energia das baterias de um nobreak, quando a rede elétrica falhar?

    Não, pois os nobreaks possuem desligamento for Fim de Bateria, o que impede que as baterias atinjam um nível crítico. Porém é recomendável que, assim que a rede elétrica voltar, o usuário deixe o nobreak recarregando a(s) bateria(s) por 24 horas.

  • Meu nobreak tem expansão para baterias? Qual modelo de bateria posso utilizar?

    Verifique o modelo do nobreak na etiqueta localizada no painel traseiro e consulte o manual do produto. Se o nobreak possuir expansão para baterias ele também possuirá um conector de engate rápido na traseira. Acima do engate rápido haverá uma indicação informando a tensão e a capacidade máxima de carga do módulo de baterias. As baterias poderão ser do tipo selada, estacionária ou automotiva. No caso destas duas últimas nunca instale o módulo de bateria externa desnivelado ou virado, pois vazará solução ácida pela válvula de alívio interna da bateria. Use somente módulos de bateria(s) originais Ragtech.

  • Pode-se ligar um módulo de bateria externa ao nobreak, sem desconectar a bateria interna?

    Sim, mas para evitar danos às baterias é recomendável que a bateria interna e a externa estejam em condições de carga semelhantes para que não circule uma corrente alta entre elas. Para isso, é recomendável deixar o nobreak recarregando a(s) bateria(s) interna(s) por 24 horas antes de conectar um módulo de bateria novo e carregado.

  • O que devo fazer se necessitar deixar o nobreak sem uso por um longo período?

    Deixe o nobreak recarregando a(s) bateria(s) por 24 horas antes de ser estocado ou guardado, evitando o risco de sulfatação da(s) bateria(s) que iria danificá-la(s) permanentemente. O nobreak não deve ser mantido em estoque por mais de 3 meses. A cada 3 meses é recomendável fazer uma descarga da(s) bateria(s) (com o nobreak em Modo Bateria) e depois conectar novamente o nobreak à rede elétrica por mais 24 horas para recarga da(s) bateria(s).

  • Quando devo fazer um teste para ver qual a autonomia do meu nobreak?

    É recomendável que o usuário faça esse teste ao adquirir o nobreak e posteriormente repita o teste a cada 3 meses. Para isso é essencial que o usuário deixe o nobreak recarregando a(s) bateria(s) por 24 horas antes do teste.

  • Por que tenho várias tomadas na saída do nobreak ou do estabilizador?

    Para permitir que o usuário conecte diversos equipamentos, desde que a potência total não ultrapasse a potência máxima do nobreak ou estabilizador. A maioria dos equipamentos da Ragtech possuem ainda a guia de cabos que permitem organizar os cabos de saída, não permitindo que os cabos se soltem acidentalmente.

  • Posso ligar um estabilizador à saída do nobreak?

    Não é recomendável ligar um estabilizador na saída de um nobreak Line Interactive pois o mesmo já possui estabilizador interno, e as correções de um estabilizador podem gerar distúrbios detectáveis pelo outro estabilizador que por sua vez poderá também atuar, gerando instabilidade no sistema.

  • Os nobreak possuem estabilizadores internos?

    Os nobreaks do tipo Line Interactive possuem estabilizadores internos. Atualmente todos os nobreaks da Ragtech são Line Interactive.

  • Quanto tempo preciso deixar o nobreak recarregar a bateria de um equipamento novo?

    Para obter a máxima autonomia deixe o nobreak recarregando a(s) bateria(s) por 24 horas.

  • Posso ligar na saída do nobreak equipamentos, enquanto ele efetua a carga da bateria?

    Sim, os equipamentos podem ser alimentados pelo nobreak enquanto a primeira recarga das baterias é efetuada. Porém, se houver ausência de energia elétrica antes que a bateria esteja completamente recarregada, o tempo de autonomia máximo não será atingido.

  • O que é sobrecarga?

    A sinalização de Sobrecarga ocorre quando os equipamentos conectados consomem uma potência maior do que o suportado pelo estabilizador / nobreak. Neste caso, é necessário desconectar alguns equipamentos.

  • Meu nobreak após queda de energia emite um sinal sonoro (bip) e desliga tudo. O que faço?

    A potência instalada no nobreak pode estar muito alta. Para efeito de teste, desconecte alguns equipamentos alimentados pelo nobreak e simule uma queda de energia, retirando o plugue do nobreak da rede elétrica.

    Verifique se a bateria do nobreak não chegou ao final de sua vida útil.

    Em caso de dúvidas, consultar o suporte da Ragtech.

  • Meu nobreak liga, mas não consegue alimentar a carga. O que faço?

    Verifique se há alguma sinalização de Falha no nobreak. Em caso de dúvidas, consultar o suporte da Ragtech.

  • Meu nobreak liga, mas mesmo conectado à rede elétrica só pisca o LED vermelho. O que faço?

    Verifique se há presença de rede elétrica na tomada e se a tensão da rede encontra-se dentro dos limites especificados no manual do nobreak. Verifique também se o fusível ou disjuntor não está “aberto”. Em caso de dúvidas, consultar o suporte da Ragtech.

  • Meu nobreak não liga, o que faço?

    Se o nobreak possuir baterias internas, verifique se há alguma sinalização visual ou sonora no nobreak. Se houver alguma indicação de Falha, consulte o manual do nobreak para verificar qual é o problema.

    Se o nobreak não possuir baterias internas, revise se o módulo de baterias externas possui tensão adequada para o nobreak e se o conector de engate rápido está bem conectado ao nobreak.

    Em caso de dúvidas, consultar o suporte da Ragtech.

  • Como sei qual tensão tenho na tomada da rede elétrica?

    É necessário medir a tensão na tomada com um voltímetro. Em caso de dúvidas, consultar um eletricista. Para medir a tensão de saída de um nobreak com forma de onda do inversor Senoidal por Aproximação (PWM) utilize somente voltímetros TRUE-RMS.

  • Por que não devo extrair o pino terra do nobreak ou estabilizador?

    Extrair o pino terra do plugue irá inutilizar os filtros de proteção e colocar em risco o usuário e os equipamentos conectados, além de acarretar perda de garantia.

  • Devo utilizar uma tomada com aterramento?

    Sim, o aterramento na instalação elétrica é essencial para o funcionamento dos filtros contra ruídos e também para a proteção do usuário contra choques elétricos.

  • Como posso saber se a potência da minha carga é compatível com meu nobreak?

    É necessário consultar o manual de instruções de todos os equipamentos que serão alimentados pelo nobreak e somar a potência consumida por cada um. A potência total dos equipamentos não deve ultrapassar a potência do nobreak.

  • Qual a diferença entre VA e Watts na aplicação do nobreak?

    A potência em VA é a potência total consumida pelo equipamento que pode ser calculada pela multiplicação da tensão e da corrente. A potência em Watts é a potência efetivamente transformada em trabalho pelo equipamento.

  • Como descobrir a potência do meu nobreak?

    A potência do nobreak é expressa em Volt-Ampére (VA). Para obter a potência em Watts, basta multiplicar o valor em VA pelo Fator de Potência do nobreak.

  • O que é significa o termo “autonomia” relacionado ao nobreak?

    Autonomia é o tempo em que um nobreak é capaz de manter as cargas em funcionamento após a ausência de energia na rede elétrica. A Autonomia depende EXCLUSIVAMENTE da quantidade de baterias que o nobreak possuí e não da potência do nobreak.

  • O que posso ligar nas saídas do meu nobreak?

    Se o nobreak possuir forma de onda do inversor Senoidal por Aproximação (PWM), o nobreak pode alimentar cargas como computadores, impressoras matriciais, impressoras jato de tinta, PDV, roteadores, modem, hub, switches, receivers, receptores de TV à cabo, servidores de vigilância, etc.

    Se o nobreak possuir forma de onda do inversor Senoidal Puro, pode alimentar todas as cargas listadas acima e também servidores e equipamentos sensíveis, além de atender as fontes de equipamentos eletroeletrônicos (inclusive fontes com PFC).

    Na linha Senium também é possível alimentar impressoras laser, equipamentos fortemente indutivos e pequenos motores.

  • Qual a diferença entre nobreak e estabilizador?

    O estabilizador tem como função corrigir as oscilações de tensão da rede elétrica garantindo que as cargas conectadas operem com segurança e confiabilidade. O nobreak, além de corrigir as oscilações na rede, também alimenta as cargas quando há ausência de energia na rede elétrica, utilizando baterias para manter o sistema em operação.

supervise

  • Como configurar e-mail para sinalizar alerta shutdown?

    No Configurador Supervise, escolha a opção Cliente de Shutdown, Mensagens de Alerta, Alerta por e-mail. Nesta janela, é possível configurar a frequência de envio de e-mails, o servidor que será utilizado e os destinatários da mensagem.

  • O software de gerenciamento é compatível com Sistema Windows 64 bits?

    Sim, todos os nobreaks possuem versão do software Supervise Personal compatível com sistemas Windows 64 bits.

  • Qual o software que devo baixar para meu nobreak?

    Na seção “Downloads” do site da Ragtech, há uma lista com os links para download do software. Basta selecionar o arquivo adequado conforme o modelo do seu nobreak.