Preencha seu e-mail e saiba das últimas novidades da Ragtech em primeira mão:

[mc4wp_form id=”3129″]

O uso da IA pode sobrecarregar o consumo de energia? Entenda!

O uso da IA pode sobrecarregar o consumo de energia? Entenda!
01/09/2025 Paulo Inlov

Já observou que é só surgir uma nova trend com IA que a internet entra em ebulição? Foi assim com as imagens em estilo Estúdio Ghibli, com as versões de IA que transformam pessoas em bonecos na caixa e com os vídeos hiper-realistas que viralizam em segundos. Milhares de pessoas correm para experimentar e compartilhar a novidade, mas o que quase ninguém percebe é o que está por trás de tudo isso: uma gigantesca operação tecnológica que depende, sobretudo, de energia.

Além de ferramenta usada para criar trends altamente engajantes, a Inteligência Artificial já se tornou protagonista em diferentes setores e no nosso dia a dia, seja para organizar demandas, automatizar tarefas, gerar imagens, analisar dados e até para fazer terapia.

A verdade é que o hype da IA vem acompanhado de máquinas rodando 24h por dia, servidores em atividade constante, data centers exigindo performance máxima… e tudo isso tem um preço — especialmente quando falamos de consumo e segurança energética.

A IA e a demanda crescente por energia

Cada pergunta respondida por um chatbot, cada imagem gerada por um modelo, cada dado processado por um algoritmo, requer potência. Grandes modelos de IA, como os de linguagem natural e visão computacional, são verdadeiras “esponjas energéticas”. Não é à toa que especialistas já alertam: o crescimento exponencial da IA pode se tornar um dos grandes vilões do consumo de energia no futuro próximo.

Esse cenário acende um alerta importante para empresas e profissionais da tecnologia: sua infraestrutura está preparada para operar com inteligência e segurança?

Energia segura: o coração da IA

Se por um lado a IA é sinônimo de inovação, por outro, ela exige cuidados redobrados com a base que a sustenta. Uma falha de energia ou uma oscilação inesperada pode não só interromper processos, mas também causar perdas de dados e danos em equipamentos sensíveis.

É por isso que garantir uma infraestrutura elétrica estável, protegida e eficiente é parte essencial da jornada tecnológica.

Como proteger seus equipamentos em tempos de IA?

Investir em soluções que protejam a rede elétrica e os equipamentos conectados é fundamental, especialmente para ambientes com alta demanda, como servidores, data centers e salas de TI, como:

Estabilizadores, que corrigem automaticamente variações de tensão;

Nobreaks, que garantem o funcionamento contínuo mesmo em quedas de energia;

Filtros de linha, que protegem contra interferências e picos;

DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos), essenciais para proteger contra descargas elétricas e surtos de tensão;

Esses aliados ajudam a manter a integridade da infraestrutura e a continuidade dos serviços, dois fatores críticos em ambientes orientados por IA.

Ragtech ao lado da inovação

Na Ragtech, entendemos que por trás da Inteligência Artificial, há uma inteligência elétrica que precisa ser levada a sério. Por isso, desenvolvemos soluções pensadas para garantir performance, proteção e segurança energética em qualquer cenário.

Se você quer que sua operação esteja realmente preparada para o futuro da IA, comece pela base: proteja sua energia.

Conheça nossos produtos pelo site e veja como podemos ajudar sua infraestrutura a operar com eficiência.