Para escolher um nobreak, você precisa saber o consumo de cada um dos seus equipamentos em Watts, somar todos eles e com isso obter a potência total da carga.
Para saber o nobreak ideal para esta carga, você precisa saber o valor da potência real do nobreak adequado, pois os nobreaks que estão no mercado tem a potência informada em VA, e para encontrar a potência em Watts é necessário multiplicar o valor em VA pelo fator de potência do nobreak informado pelo fabricante.
Ficou difícil de entender? Fiquem tranquilos que o Ragtech Dicas vai te ajudar.
Aqui, no Ragtech Dicas, você vai aprender como fazer o cálculo correto para escolher um tipo de nobreak.
Para isso, você vai precisar saber o quanto o equipamento consome de energia em Watts. Por exemplo: um PC com fonte PFC pode consumir em média 700W, dois monitores LED de 32” pode consumir em média até 100W cada um.
Essas informações, precisam ser OFICIAIS do fabricante do produto e manual de instruções. Vamos usar o exemplo dos itens que citei acima para dimensionarmos um nobreak.
O valor total em Watts desse setup é de 900W.
Precisamos de um nobreak que se encaixe nas condições do meu setup: tenho uma fonte PFC, um monitor e um videogame, por ter uma fonte PFC, pra isso selecionamos um nobreak SENOIDAL.
Agora, vamos para o cálculo da potência do nobreak. Por ser um PC com fonte PFC, provavelmente gamer, vou selecionar a linha One UP da Ragtech para fazer o cálculo. O nobreak que escolhi tem 2000VA, que é a potência dele. Porém, o fator de potência é de 0,7. Para convertermos esse valor em Watts, vamos multiplicar a quantidade em VA pelo fator de potência, chegando em 1400W.
Opa! Mas, ficou sobrando ainda 500W!
Não se preocupe, nobreaks são produtos de longa vida útil, se você optar por trocar sua fonte PFC e aumetar para por uma de 1000W e adicionar mais um monitor no seu setup, quase igualamos esse número. Por isso, é sempre bom ter uma folga, pois não sabemos quantos dispositivos ainda vamos conectar a este nobreak no futuro.
Se pegarmos um nobreak menor, de 1400VA, ele também atenderia, mas, se eu precisasse mudar qualquer peça do meu setup, já teríamos que considerar também a compra de um novo nobreak, uma vez que ele não suportaria toda a potência conectada.
Então, a escolha do nobreak ideal não está só ligada a quantos produtos eu conecto com ele, mas também com a versatilidade do meu setup a curto e longo prazo.
Gostou do Ragtech dicas? Acesse nosso power blog aqui e descubra tudo sobre nobreaks e estabilizadores.